A árvore de Tea Tree, também conhecida como Melaleuca é nativa da Austrália. Os aborígenes australianos a usavam de diversas maneiras, como parte de sua medicina tradicional.
O nome Melaleuca vem do grego: melas "preto" e leukos"branco", uma alusão ao tronco que é preto, e aos ramos jovens que são brancos.
O Óleo Essencial de Melaleuca possui diversas propriedas, e é muito utilizado em cosméticos para cuidar da pele e couro cabeludo, auxiliando no tratamento da acne, caspas e seborreia.
Dentro da Aromaterapia é um óleo essencial imprescindível, considerado uma verdadeira panacéia.
As propriedades medicinais do óleo de Melaleuca são conhecidas por centenas de anos pela tribo australiana de aborígines Bundialung. Eles tratavam muitas afecções com macerados das folhas da árvore e costumavam nadar na lagoa onde as folhas caídas haviam tornado a água um banho terapêutico. A Melaleuca passou a ser conhecido no ocidente a partir da expedição do capitão James Cook, que em 1770 aportou na baía de Botany na Austrália, e observou os aborígenes fazerem chá com as folhas de uma árvore, usada com finalidades medicinais. O botânico da expedição, Joseph Banks, coletou amostras das folhas de diferentes espécies de melaleucas usadas neste chá nativo, e acabou por dar-lhes o nome de ?Tea Tree? ou ?árvores de chá?.
Óleo Essencial de Aroma Herbáceo. Indicado para tratar micoses de unha e pele, candidíase, gengivite, periodontite, afta, mau hálito, brotoeja, calos, frieiras, feridas, otite, dor de garganta, herpes labial, esporão de calcâneo e sarna.
Na face é excelente para tratar pele oleosa, acnes severas, verrugas e pústulas. Dica: use em máscaras de Argila Verde ou Preta ou vaporização facial.
Útil para tratar o couro cabeludo contra psoríase, caspa e seborreia. Pode usar junto ao shampoo.
Dentre as muitas propriedades do óleo, podemos citar sua ação bactericida, antifúngica, germicida, expectorante, antisséptica, antiviral e cicatrizante.
Para extração de 1 litro de óleo essencial, são necessários aproximadamente 100kg de folhas.
Precauções: Este óleo não é considerado tóxico. Em pessoas hipersensíveis, pode causar dermatite de contato em concentrações acima de 10%. No uso interno, pode causar neurotoxicidade acima de 5 ml.